projetos

Moldamos lugares extraordinários para aqueles que acreditam no valor da arquitetura autoral. Nossos projetos vão além do visível, criam conexões emocionais e viscerais com as pessoas e com a cidade.

Gisele Borges - Projeto CasaMirador Savassi

edifício casamirador savassi

“Mas aquela coisa de que o volume é o espelho da forma do terreno menos os afastamentos, nos parecia muito óbvio.”

Gisele Borges - Projeto CasaMirador Via Láctea

edifício via láctea

“Para conectar o edifício com a cidade, criamos uma fachada ativa com um térreo generoso e garantimos os ‘olhos da rua’ como dizia Jane Jacobs.”

Gisele Borges - Projeto CasaMirador Santa Catarina

edifício catarina

“O terreno pequeno e trapezoidal foi vencido pela volumetria ousada. Caixas empilhadas e desalinhadas geram efeitos de luz e sombra inusitados.”

edifício uno

edifício uno

“Para viabilizar a fachada ativa, alargamos a esquina para dentro do edifício e criamos um espaço de uso público com mobiliário urbano e comércio.”

edifício sede localiza

edifício sede localiza

“Destaco a gentileza urbana deste projeto. O térreo é acessível ao pedestre, sem escadas, grades, ou muros. A área verde, 18.000 m², ocupa 60% do terreno.”

retrofit localiza labs

retrofit localiza labs

“O ponto de partida do projeto foi dar ao galpão central a mesma organização logística das centrais de embarque e desembarque de uma estação de trem.”

retrofit ccbb bh

retrofit ccbb bh

“Vencemos as dificuldades na aprovação da cobertura do átrio que se transformou em espaço de convivência e o melhor local para exposição de grandes obras.”

retrofit estádio independência

retrofit arena independência

“Eliminamos o fosso que separava a torcida do campo e ampliamos a capacidade para 23.000 pessoas através de uma estrutura em pré-moldados.”

retrofit espaço conhecimento ufmg

retrofit espaço ufmg

“Um dos maiores desafios foi viabilizar a projeção nos vidros da fachada frontal, que daria ares tecnológicos à Praça.”

condomínio costa laguna

condomínio costa laguna

“Um terreno e uma localização privilegiada, uma vista maravilhosa com muito verde, o lago, as montanhas e um forte desejo de fugir da mesmice.”

edifício tatuí

edifício tathuí

“Os brises têm as faces pintadas em dois tons, o que cria caixas de cores diferentes que mudam de cor ao serem vistas no vai e vem da rua.”

concurso edifício weefor

concurso edifício weefor

“O Bloco Frontal, lembra um cata-vento, e abriga 4 unidades que giram em torno da escada para aproveitar a iluminação natural e garantir a privacidade.”

Gisele Borges - Casamirador Localiza Labs

manifesto

Perseguimos
o inusitado, o improvável,
a história ainda não contada.

Acreditamos
que a beleza é fundamental.
Que o luxo se faz com elegância
e não com brilho.
Que um edifício autoral
melhora uma rua,
um bairro, uma cidade.

Desejamos
edifícios integrados às ruas,
conectando pessoas,
que animem nossos espíritos,

que despertem nossa curiosidade.
que promovam boas sensações,
e excelentes memórias.

Buscamos
quem nos ajude a construir
cidades melhores.
Porque tem muita coisa em jogo.

Arquitetura
representa quem somos,
abriga nossos filhos,
define nossas praças.
E influencia cada um de nós,
no modo de ser, pensar e agir

instagram

Nosso perfil é feito com muito cuidado e pesquisa para conversarmos sobre arquitetura autoral e urbanismo no Brasil e no mundo. Te esperamos lá.

FIZEMOS DO LIMÃO, UMA LIMONADA, como disse o próprio cliente. É pra isso que a gente é contratado também, para resolver pepinos, e eles aparecem.
Não desistimos da FACHADA ATIVA do VIA LÁCTEA, mas foi necessário fazer uma mudança no projeto e perdemos sabe o que? Um lugar de INTERAÇÃO, a praça onde o público chegaria e entraria nos espaços comerciais. Para mim, a perda maior foi a experiência que o espaço proporcionaria. Por estar em um bairro alto, a praça seria uma espécie de mirante, onde seria possível contemplar a cidade e o nosso belo horizonte.
Para configurar uma fachada ativa, a entrada não precisa estar permanentemente aberta, é permitido inclusive controle de acesso. O QUE A LEGISLAÇÃO PEDE É A PERMEABILIDADE VISUAL ENTRE O ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO NO TÉRREO.
USO MISTO é uma das minhas bandeiras e a de muitos profissionais que admiro. O QUE DÁ CERTO É A MISTUREBA. O urbanismo modernista compartimentado está sendo muito discutido “a intenção era boa, é compreensível para a época, mas não dá certo”.
Quanto mais fachadas ativas eu puder colocar nos meus projetos eu colocarei. Me interessa explorar o que o edifício estimula na cidade e o que a cidade promove no edifício.
A Fachada Ativa traz VIVA CIDADE. E não só elas, mas também parte do térreo aberto e fazendo parte da rua, do caminho, como vamos fazer no UNO.
Vou contar outro caso. No 1º projeto do CASAMIRADOR SAVASSI havia uma arquibancada no térreo. A ideia veio ao observar os alunos que circulavam por ali por causa do Colégio próximo. Imaginamos a turma sentada lá. Mas a ideia foi inviabilizada pela legislação porque esbarrava no afastamento e na permeabilidade frontal obrigatórios.
Quero explorar isso melhor com vocês, nos interessa mais árvores, sombra, bancos, área de vivência ou gramados cercados?
No próximo post vou fechar este assunto por hora. Agradeço os comentários que estão enriquecendo a discussão. Comentem mais! Melhoramos através do diálogo. Ninguém transforma nada sozinho.
#arquitetura #arquiteturabh #edificios #predios #arquiteturaautoral #urbanismo #fachadaativa #bairrosplanejados
Agora vamos de NOTÍCIA BOA!
Trabalhamos com as leis de maneira inteligente a fim de ter boas ideias que se encaixem na legislação. Não nos conformamos com o óbvio, com o fácil.
Não é segredo para ninguém que acompanha meu perfil que questiono a legislação atual em vários pontos, Afastamento Obrigatório,Permeabilidade Frontal Obrigatória, o excesso de regras para marquise, brise e beirais.
Diante disso, quebramos a cabeça para criar uma bela arquitetura, aproveitando melhor o terreno e, claro, cumprindo com todos os requisitos obrigatórios, mesmo não concordando com eles.
Neste projeto, a regra da permeabilidade no afastamento frontal foi atendida na sua forma mais simples e direta, mas para o nosso espanto, fomos questionados em um conceito elementar.
Mas nunca desistimos de primeira, reuniões, advogado, recurso. GANHAMOS NO QUESITO PERMEABILIDADE. Todos ganharam.
A permeabilidade do CASAMIRADOR VIA LÁCTEA não será um jardim mirrado cercado por vidro. Nossa permeabilidade desce junto com o terreno. Bem do jeito que gostamos, respeitando e tirando o melhor proveito do que temos, do terreno, da topografia e pensando na integração entre o prédio, os pedestres, a rua e a cidade.
#arquitetura #arquiteturabh #edificios #predios #arquiteturaautoral #urbanismo #fachadaativa #bairrosplanejados
Diante da repercussão do último post resolvi fazer 3 vídeos para explicar mais o que aconteceu para suspenderem o Alvará do CASAMIRADOR VIA LÁCTEA.
ERRATA NO VÍDEO: A Fachada Ativa se obtém com 80% de permeabilidade visual dos 50% de comprimento.
O que vai ser tratado em cada vídeo:
1. PERMEABILIDADE VISUAL NA FACHADA ATIVA
Qual foi o argumento para não aceitarem a Fachada Ativa como foi apresentada no 1º alvará e o que alegamos no recurso. Qual a diferença entre INTERAÇÃO e INTEGRAÇÃO?
2. PERMEABILIDADE FRONTAL
Neste quesito nosso recurso foi atendido.
3. O QUE QUEREMOS PARA CIDADE
Diante desta experiência e de vários outros projetos, decidi compartilhar os argumentos e resultados para que meus colegas não tenham que passar por situações análogas. Espero com isso gerar conhecimento para todos.
Vale lembrar que quem já investiu em um APARTAMENTO NO VIA LÁCTEA NÃO VAI PERDER EM NADA. A Torre do prédio continua a mesma e as unidades se mantiveram como no início.
Agradeço todo apoio e comentários no último post. Acredito que vivemos um tempo de mudança. Me coloquei na linha de frente em prol da arquitetura da cidade e sei que tem muita gente comigo. Tenho conversado com outros arquitetos que já passaram por inúmeras situações parecidas e uma coisa é fato, PRECISAMOS DE MAIS TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PROJETOS E MENOS BUROCRACIA.
#arquitetura #arquiteturabh #edificios #predios #arquiteturaautoral #urbanismo #fachadaativa #bairrosplanejados

contato

31 99706-4344  |  3057.4344
contato@giseleborges.arq.br

R. Centauro, 231, 5º andar, Santa Lúcia
Belo Horizonte - MG, Brasil, 30360-310

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.