edifício tathuí
+ edifício uso residencial 4.123 m²
+ projeto anterior ao via láctea
“Os brises têm as faces pintadas em dois tons, o que cria caixas de cores diferentes que mudam de cor ao serem vistas no vai e vem da rua.”
O Tathuí seria um conjunto de 2 edifícios feitos em momentos distintos. Portanto poderiam ser 2 prédios díspares, mas decidimos evidenciar a unidade e a horizontalidade do terreno.
Para melhor aproveitamento da topografia íngreme, que cai 15m, adotamos o térreo como área comum e o 1SS como garagem. Abaixo, lofts se conectam com o terreno, criando a sensação de uma casa duplex com quintal. Acima, 5 pavimentos agrupados em dois cubos.
A melhor vista está voltada para oeste, o que exigiu atenção ao conforto térmico sem perder a visibilidade. Dois cubos superpostos e deslocados, foram envelopados por brises metálicos. Unindo estética e funcionalidade, escolhemos usar este recurso, que filtra a luz solar, em todas as fachadas.
Este projeto concebido antes da pandemia para apartamentos de um quarto teve o briefing alterado para unidades de 2 quartos ou mais. E assim o TATHUÍ se transformou no CASAMIRADOR VIA LÁCTEA.
Equipe: Ulisses Mikhail Jardim Itokawa, Gabriela Jacobina, Mariana Manoela Correa
Rua Tathuí, 50, Santa Lúcia – Belo Horizonte
2017 – projeto