logo gb-circle

Edifício CASAMIRADOR Catarina

Informações

Localização: Rua Santa Catarina, Lourdes – Belo Horizonte

Projeto: 2020

Área: 2.153,68 m²

Arquitetura e Gerenciamento: Gisele Borges Arquitetura

Equipe: Gisele Borges Ulisses Mikhail Jardim Itokawa, Raquel Propódis, Luiza Menicucci, Giovanna Cotta

Situação: Fase de Obras

 

O bairro de Lourdes é um dos mais valorizados de Belo Horizonte. Localizado entre o Palácio do Governo e a Assembleia Legislativa, é um polo das melhores lojas de rua da cidade e de ótimos restaurantes, entremeados por praças e áreas verdes.

Mas os edifícios não acompanham o glamour do bairro. São, em sua maioria, tradicionais e nada criativos.

O CASAMIRADOR CATARINA veio para quebrar esta mesmice. Com conceito contemporâneo e autoral, revestimentos não convencionais e volumetria surpreendente ele foi concebido para ser diferente.

O terreno pequeno e triangular era o desafio inicial que foi vencido pela volumetria ousada. Caixas empilhadas e desalinhadas geram superposições e efeitos de luz e sombra inusitados.

O prédio é pequeno e ainda assim imponente e marcante. Cada apartamento possui uma planta única. No total são 11 apartamentos com metragens que variam de 90 a 260m2, alguns com 2 e 3 suítes e pé-direito duplo, além de terraços e solários.

Em comum as unidades possuem grandes janelas, conforto térmico e ambiental, materiais e acabamentos tecnológicos e uma atmosfera vintage.

Embora o desenho do prédio seja de volumes desencontrados, a imagem final não é de desorganização ou falta de rigor estético. A sensação final é de uma sofisticação sem rigidez, de uma solidez não monolítica que se contrapõe e harmoniza com a transparência e a leveza alcançadas pelo revestimento de chapas metálicas sutilmente perfuradas.

Rasgos assimétricos revelam algumas janelas e escondem outras sob o revestimento metálico em tom champanhe, que assume diferentes tonalidades de acordo com a variação da luz.

O CASAMIRADOR CATARINA comprova que luxo não precisa de ostentação, quando há sofisticação e sensibilidade.

A elegância está em deixar ser visto sem ser exibido.